Reunião do Corpo de Bombeiros com diversos organismos aconteceu na sexta-feira, na sede do Sindicato Rural de Uberaba (Foto/Divulgação)
O 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8ºBBM) realizou, na sexta-feira (12), no auditório do Sindicato Rural de Uberaba, solenidade de lançamento do Plano de Preparação e Resposta para o Período de Estiagem 2023. Durante o evento, foi lembrado o elevado número de queimadas florestais, sendo que mais de 99% dessas ocorrências são causadas pela ação humana.
Segundo informações, o referido Plano conta com a participação da sociedade civil organizada e diversos órgãos públicos, com o intuito de discutir uma ação combinada de prevenção de queimadas e conscientização sobre os riscos do fogo no contexto da proteção civil.
Os incêndios florestais podem se espalhar rapidamente e causar danos significativos ao ecossistema, à vida selvagem, à propriedade e, o mais importante, à vida humana. Eles liberam grandes quantidades de gases tóxicos na atmosfera e contribuem para a poluição do ar. Além disso, os incêndios florestais podem levar à perda de biodiversidade, destruição de habitats naturais, erosão do solo e alterações nos padrões climáticos locais.
Ainda segundo informações, o Corpo de Bombeiros Militar tem empenhado esforços para diminuir o número de ocorrências relacionadas aos incêndios florestais, minimizando os danos às pessoas e ao meio ambiente, considerando o elevado número de ocorrências desse tipo, sendo que mais de 99% delas são causadas pela ação humana, o que depende de grandes esforços de recursos humanos e logísticos.