Balanço aponta 26 queimadas em uma semana
Fogo consumindo parte da vegetação próximo à Fazenda Epamig (Foto/Reprodução)
Balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (2) aponta para 10 queimadas combatidas no em apenas 24h. Até o início da tarde deste domingo (1º), os militares combateram pelo menos três focos de incêndio em Uberaba.
Um deles foi registrado na Univerdecidade, que gerou grande quantidade de fumaça na região. O segundo ocorreu logo em seguida, no bairro Jardim Uberaba, e o terceiro na região da fazenda Epamig.
Guarnições do Corpo de Bombeiros se deslocaram até os respectivos locais para conter as chamas. Até o momento, não há informações sobre o que teria provocado os incêndios.
Conforme balanço do 8º Batalhão de Bombeiros Militares, entre os dias 25 e 30 de agosto, foram registrados 26 incêndios combatidos na zona urbana e rural de Uberaba. Foram oito queimadas em lotes vagos, cinco em área urbana não protegida, além de três em área rural não protegida.
Ainda, os números divulgados pelo 8º BBM apontam que nos oito meses de 2024, o número de incêndios registrados em Uberaba já superou o total de 2023. De janeiro a agosto, foram atendidas 434 ocorrências de queimadas na área urbana e rural da cidade. No ano passado, o mesmo período contabilizou 316 episódios, representando um aumento de 37%.
Devido ao alto índice de incêndio, a Prefeitura decretou estado de emergência na última semana devido à estiagem e ao elevado risco de incêndios em áreas florestais, com reflexos na qualidade do ar. O ato foi formalizado na segunda-feira (26) e tem validade por 180 dias.