Fiscalização da Vigilância Sanitária, Ministério Público e IMA teve o apoio da Polícia Civil e da Guarda Municipal
Comerciante de 50 anos foi preso em flagrante por ter em depósito carne imprópria para o consumo em casa de carnes na avenida Orlando Rodrigues da Cunha, bairro Leblon, na tarde de ontem. Foi apreendida grande quatidade de carnes e outros alimentos impróprios ao consumo humano, totalizando aproximadamente 600 quilos. O acusado é um dos investigados na operação “Brahman” e foi um dos 11 presos. Durante a operação, um caminhão baú carregado de carne também foi apreendido por transportar om produto de forma inadequada. A carne também foi apreendida e destruída no aterro sanitário.
De acordo com o que apurou o Jornal da Manhã, a Vigilância Sanitária e o Ministério Público Estadual solicitaram apoio da equipe Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais da 5ªDPC, com sede em Uberaba, para ocorrência envolvendo fiscalização à casa de carnes.
Operação realizada em açougue nesta quarta-feira (19) (Foto/Jairo Chagas)
A Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais foi acionada devido o proprietário do estabelecimento já ser investigado no inquérito policial instaurado na operação denominada “Brahman”.
Quando os policiais civis da Especializada de Repressão a Crimes Rurais, chefiadas pelo delegado PC Tiago Cruz, chegaram, os fiscais da Vigilância Sanitária, em conjunto com fiscais do Ministério Público Estadual e do IMA, já realizavam a fiscalização ao estabelecimento, tendo ao término apreendido diversos quilos de carnes e outros alimentos impróprios ao consumo humano, totalizando aproximadamente 600 quilos, os quais foram destinados para descarte no aterro sanitário. O dono da casa de carnes recebeu voz de prisão em flagrante.
Carnes apreendidas por armazenagem irregular em açougue de Uberaba (Foto/Jairo Chagas)
Durante a fiscalização, foi constatado ainda que havia um caminhão baú na porta da casa de carnes aguardando para descarregar peças de carne bovina, que, de acordo com a inspeção de fiscais do IMA, estavam sendo transportadas também de forma inadequada levando à apreensão por estar imprópria para o consumo humano. Essa carne também foi descartada no aterro sanitário, juntamente com os demais alimentos.
O caminhão baú que fazia o transporte de forma inadequada da carne foi apreendido pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Uberaba por estar com licenciamento atrasado e em péssimo estado de conservação.