A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) de Uberaba, supervisionada pela Polícia Federal, composta pelas polícias Civil e Militar de Minas Gerais, prendeu homem e cumpriu dois mandados de busca e apreensão na 2ª fase da "Operação Rota de Ferro", contra o tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Na ação, que contou com o apoio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal de São Paulo (DRE/PF/SP) e do Grupo de Investigação Sensível da Polícia Federal também de São Paulo (GISE/PF/SP), foi possível localizar e prender importante suspeito que estava foragido.
Mala apreendida na 2ª fase da operação "Rota de Ferro" (Foto/Divulgação)
Durante o cumprimento de 2 mandados de busca e apreensão foi encontrado quase um milhão e meio de reais em espécie que estavam acondicionados em malas escondidas em locais de difícil acesso. Esse valor é oriundo de ganhos com o tráfico de drogas e foi apreendido junto com veículos, armas e celulares, tendo também motivado a prisão cautelar de 17 pessoas.
O foragido, que mantinha empresas em seu nome no intuito de justificar os valores auferidos com a compra e venda de cocaína era o dono de parte da droga apreendida em Uberaba/MG em 6 de março de 2022, ação que deu início a esta Operação.
Interior de mala apreendida na 2ª fase da operação (Foto/Divulgação)
Ele responderá pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa, além do delito de Lavagem de Dinheiro com penas que, somadas, podem chegar a 38 anos de reclusão.
O preso, assim como os valores, bens e demais documentos apreendidos, estão sendo encaminhados para a Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo.