Vítima teve um dedo decepado devido às agressões (Foto/Divulgação GCM)
A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) de Uberaba prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (21), um homem suspeito de agredir uma mulher, em um caso de violência doméstica. A vítima foi localizada no hospital, onde recebia atendimento médico em razão das agressões sofridas na quarta-feira (20).
Segundo relato, ela estava em frente à residência onde morava quando foi surpreendida pelo autor, que teria desferido golpes com um pedaço de madeira e um objeto cortante, possivelmente um facão. A mulher sofreu ferimentos graves, incluindo a amputação parcial de um dedo e lesões na cabeça.
Pode interessar: Agosto Lilás: dados do Estado mostram quem são as mulheres vítimas de violência em Uberaba
Um vizinho presenciou o ataque e informou à equipe que o agressor chegou a retornar ao imóvel, com intenção de continuar a agressão. A vítima também relatou ter recebido ameaças de morte em outras ocasiões. Diante do quadro, a GCM encaminhou a mulher ao Centro Integrado da Mulher (CIM), onde recebeu acolhimento e medidas de proteção. Para que ela pudesse retirar seus pertences e objetos dos filhos menores, houve acompanhamento de viatura de apoio, já que havia medida protetiva em vigor contra o suspeito.
Durante o patrulhamento, os agentes identificaram um homem com as mesmas características do autor nas proximidades e realizaram a abordagem. Ele foi reconhecido como o agressor, recebeu voz de prisão e foi conduzido à UPA para avaliação médica. Em seguida, foi apresentado à autoridade policial, que ratificou o Auto de Prisão em Flagrante, e depois levado para a penitenciária local, onde permanece à disposição da Justiça.
Agosto Lilás
A ação ocorreu justamente durante o Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher. Criada pelo Governo Federal, a iniciativa transformou o mês de agosto em um período de mobilização social para dar visibilidade ao tema. A data faz referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), em 7 de agosto, considerada um marco histórico no enfrentamento da violência doméstica no Brasil.
Em Uberaba, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal é parte dessa rede de proteção, atuando de forma especializada no acompanhamento de mulheres com medidas protetivas. Além de prevenir novos episódios de violência, o serviço garante visitas periódicas e atendimento próximo às vítimas. “A ação reforça a eficácia e o comprometimento da corporação em servir à comunidade, com destaque para a defesa da vida e a proteção dos direitos das mulheres”, ressaltou a guarda municipal integrante da Patrulha, Silvia Regina. Casos de emergência ou solicitações podem ser encaminhados pelos telefones 153 ou WhatsApp (34) 3336-4546.
Agressões teriam resultado em diversos ferimentos (Foto/Divulgação GCM)