MAUS-TRATOS

Idosa abandonada é resgatada após denúncia de vizinha em Uberaba

A filha responsável pela mulher relatou que a mãe frequentemente foge de casa e que não tem mais condições de cuidar dela

O Tempo/Maria Irenilda
Publicado em 29/06/2024 às 16:42
Compartilhar

Uma idosa de 68 anos que supostamente sofria maus-tratos foi encontrada abandonada, em um ponto de ônibus, na madrugada desse sábado, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Quem resgatou a mulher foi uma moradora vizinha ao local, que relatou aos policiais militares que idosa estava desorientada, desidratada e faminta, chamando pelo nome de sua filha, Valquíria.

Aos policiais, a mulher relatou que  acolheu a idosa em sua residência, oferecendo-lhe comida e assistência. Pela manhã, segundo ela, ao contatar o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), foi mal atendida e orientada de forma inadequada, o que a motivou a acionar a Polícia Militar.

No local, foi encontrado um cartão de vale transporte com a identificação da idosa. A mulher que a acolheu publicou a foto da idosa nas redes sociais, o que levou uma das filhas, Elaine Cristina Marques de Jesus, a se manifestar. De forma agressiva, filha teria relatado que a mãe frequentemente foge de casa e que não tem mais condições de cuidar dela devido a problemas de saúde próprios.

Durante a intervenção policial, Elaine confessou que estava considerando amarrar Iolanda em casa para evitar suas fugas frequentes. A idosa, emocionalmente abalada, relatou aos policiais que sofria maus tratos na residência de Elaine, onde passava fome e era privada de seus recursos financeiros.

A situação tomou um rumo positivo quando filhos de Iolanda, Valquíria e Keila, compareceram ao local, se comprometendo a acolher a mãe e buscar uma solução junto aos demais irmãos para garantir seus cuidados essenciais. Valquíria e Keila informaram que Elaine é responsável pela mãe e administra sua aposentadoria.

O CREAS enviou equipes compostas por enfermeiras e psicólogas para verificar o estado físico de Iolanda, que apesar de estável, apresentou níveis elevados de glicose indicativos de diabetes. As autoridades seguirão acompanhando a família para assegurar que a idosa receba o suporte necessário.

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por