Jovem de 26 anos, residente no bairro Boa Vista, registrou queixa de estelionato após cair no golpe do falso site do Detran e pagar parcela do IPVA no valor de quase R$1 mil. A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) tem recebido, recentemente, relatos deste tipo de golpe e faz alerta e dá dicas para evitar que o contribuinte tenha prejuízo.
De acordo com o jovem, ele teria entrado na página do site do Detran para efetuar o pagamento de sua 3ª parcela do IPVA de seu veículo. Pouco tempo após efetuar o pagamento, percebeu erro ortográfico na página, o que o levou a cogitar a possibilidade de uma possível fraude do sistema.
Ele conta ainda que realizou uma consulta no CNPJ disponível no site e constatou que se tratava de uma empresa que nada tinha a ver com o Detran e que de imediato entrou em contato com seu banco na tentativa de cancelar o Pix de R$924,93, enviado para “recolhimento digital”, mas já era tarde, pois já haviam sacado os valores. O banco pediu para que a vítima registrasse uma ocorrência policial.
Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG) tem recebido relatos de golpes envolvendo o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), sobretudo, utilizando o Pix. Os mais comuns são páginas na internet que imitam o site oficial da SEF e que, para atrair as vítimas, oferecem descontos que chegam a 25% para o pagamento do imposto.
Muitas dessas páginas são patrocinadas e aparecem em destaque nos buscadores como Google, Yahoo e Bing, dentre outros. Por isso, a SEF reforça o alerta e reitera as orientações para evitar cair nas fraudes.
Secretaria da Fazenda alerta contribuinte para ações que podem evitar a cair no golpe
Para acessar o site da Secretaria de Fazenda ou efetuar o pagamento do IPVA, não digite nos buscadores (Google, Yahoo, Bing, etc) as palavras-chave como, por exemplo, IPVA - Minas Gerais - Pagamento. Sempre digite o endereço www.fazenda.mg.gov.br.
Confira se o endereço foi digitado corretamente, pois os golpistas utilizam versões falsas do link recorrendo a caracteres e sinais que passam despercebidos, como pontos, hifens ou letras duplicadas, por exemplo.
No site da Secretaria de Fazenda, acesse a área do IPVA pela janela (pop-up) ou no menu à direita.
Em caso de dúvida, sempre se informe pelos canais oficiais da Secretaria de Fazenda e do Governo de Minas. Evite buscar informações em sites desconhecidos.
A Secretaria de Fazenda não oferece descontos além do benefício dos 3% para o pagamento do IPVA em cota única. Portanto, se receber alguma oferta de desconto, saiba que é golpe.
Nunca clique em links recebidos em aplicativos de mensagens, redes sociais ou e-mail. A Secretaria de Fazenda não envia tais mensagens.
Se receber algum boleto de papel no seu endereço, descarte. A Secretaria de Fazenda não envia cobrança de IPVA pelos Correios.
Antes de efetuar o pagamento via Pix, conferir os dados dos “Favorecidos”, que devem ser: ESTADO DE MINAS GERAIS, documento 18.715.615/0001-60, instituição ITAÚ UNIBANCO S.A.