Neste domingo (3), uma mulher, de 35 anos, residente no Jardim Santa Clara, compareceu a uma base de segurança comunitária para relatar uma situação ocorrida. Há aproximadamente quatro meses, ela vinha acompanhando uma página de vendas diversas no Instagram. No dia 24 de novembro, entrou em contato através do aplicativo do Instagram e pelo WhatsApp com DDD (14) para negociar a compra de um celular.
A vítima decidiu adquirir o celular e, por meio de um link enviado pela página, efetuou um pagamento de R$2.300 via cartão de crédito. Em 28 de novembro, realizou uma transferência "TED" no valor de R$4.000 para uma conta de banco, completando o montante do celular.
Posteriormente, ao informar ao vendedor que havia realizado o pagamento com o cartão de crédito, este alegou que a compra fora negada. No entanto, ao contatar o seu banco, a vítima confirmou que o valor foi debitado e aprovado.
Diante disso, ela comunicou a situação à loja, que, após alguns dias, confirmou a aprovação do pagamento e indicou que ela poderia efetuar a transferência do valor restante do celular. No entanto, após realizar a transferência, a pessoa da loja a aconselhou a registrar um boletim de ocorrência para tentar reaver o dinheiro, pois ela havia caído em um "golpe". Subsequentemente, pararam de responder às suas mensagens no aplicativo.
Após investigações, a vítima descobriu que se tratava de um estelionato, onde uma pessoa não identificada utilizava várias páginas com a mesma foto e o mesmo estilo no Instagram, divulgando diversos produtos e celulares abaixo do valor real.