JOGOS DE AZAR

Operação mira envolvidos com jogo do bicho em Uberaba e Araguari

Publicado em 26/05/2023 às 10:51
Compartilhar

2ª fase da Operação Seth, em Uberaba, Araguari e São Paulo (Foto/Divulgação MPMG)

2ª fase da Operação Seth, em Uberaba, Araguari e São Paulo, apreendeu enorme arsenal de armas (Foto/Divulgação MPMG)

2ª fase da Operação Seth, em Uberaba, Araguari e São Paulo, apreendeu enorme arsenal de armas (Foto/Divulgação MPMG)

2ª fase da Operação Seth, em Uberaba, Araguari e São Paulo, apreendeu dinheiro em espécie, inclusive em moeda estrangeira (Foto/Divulgação MPMG)

Operação conjunta do Gaeco em Uberaba e Uberlândia desarticula organizações criminosas envolvidas com lavagem de dinheiro e jogo do bicho no Triângulo Mineiro. Trata-se da segunda fase da Operação Seth, voltada à apuração e repressão qualificada a organizações criminosas envolvidas com a prática de infrações penais graves, como explorar jogo do bicho e lavagem de capitais. Ao todo, são cumpridos nesta manhã 14 mandados judiciais de busca e apreensão não só em Uberaba, como também em Araguari, onde uma pessoa foi presa, e São Paulo.

A operação conta com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Uberlândia e Uberaba, em colaboração com a Polícia Militar de Minas Gerais, as Polícias Civis de Minas Gerais e São Paulo, e o GAECO de São Paulo, no Subnúcleo da Capital.

Ao todo, vinte e quatro armas foram apreendidas, sendo 9 fuzis; elevada quantia em dinheiro (ainda não contabilizada), incluindo moeda estrangeira; máquinas de cartões de débito/crédito; um cordão e um anel de ouro; e uma barra de ouro (peso não informado).

De acordo com as autoridades, a investigação revelou a existência de uma associação de pessoas devidamente organizadas e hierarquicamente estruturadas, dedicadas a atividades criminosas nas cidades do Triângulo Mineiro, com membros também sediados em São Paulo. Essa associação é acusada de cometer, pelo menos, os seguintes crimes: integração em organização criminosa, exploração do jogo do bicho e lavagem de dinheiro.

A operação envolve a atuação de 4 promotores de Justiça de Minas Gerais, 2 delegados da Polícia Civil (um de Minas Gerais e outro de São Paulo), 40 policiais civis de ambos os estados, 40 policiais militares, além de servidores e colaboradores dos Ministérios Públicos mineiro e paulista.

Quanto ao nome da operação, "Seth" refere-se ao Deus Egípcio do caos, da guerra e da confusão, simbolizando conceitos negativos como autoritarismo, fúria, crueldade, tumulto, sofrimento e disputa.

A operação anterior, com o mesmo nome, visava investigar e responsabilizar os autores de um duplo homicídio qualificado (um consumado e um tentado) ocorrido em Araguari em 20 de abril de 2021. Na ocasião, uma vítima foi morta a tiros, enquanto a outra, seu pai, também foi alvejado, mas sobreviveu. A ação dos criminosos foi brutal e as vítimas não tiveram chance de defesa. Os crimes foram motivados por uma disputa entre duas associações criminosas pelo controle de pontos de exploração de jogos de azar. As investigações das fases anteriores da operação continuam em andamento, sob sigilo, perante o Ministério Público e o GAECO.

*Com informações do MPMG

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por