A parceria do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) com a Polícia Civil de Minas Gerais promoveu, na última semana, capacitação focada na saúde mental do contingente. O encontro teve como palestrante a gerente médica do Instituto Maria Modesto (IMM), a psiquiatra Bárbara Rocha Carvalho.
Ela abordou o estresse mental e como lidar com a situação no ambiente de trabalho. “Discutir a saúde mental é essencial para os profissionais da segurança pública”, informou.
Segundo a psiquiatra, esses servidores estão suscetíveis a fatores de risco, que incluem a exposição frequente à violência física e emocional, sobrecarga de trabalho, trabalho em turnos, às vezes expostos a risco de vida durante o trabalho, falta de infraestrutura e de mão de obra.
A médica explica que os sintomas do estresse mental incluem irritabilidade excessiva, impaciência, desinteresse pelas atividades que antes interessavam, alterações no sono e apetite, exaustão emocional, prejuízo na memória e atenção, pensamentos de morte e perda de sentido e propósito na vida. “Em casos de ansiedade, podem surgir sintomas físicos como sudorese, taquicardia e dispneia”, completa.
Parceria. De acordo com o diretor técnico das unidades hospitalares da Sociedade Educacional Uberabense (SEU), o médico Raelson Batista, a parceria é considerada inédita e prevê palestras que abordam diversos temas de relevância para o dia a dia de todos os policiais e servidores administrativos da PCMG de Uberaba e região.