Modelo de energia solar fotovoltaica (Foto/Ilustrativa)
Polícia Militar registrou o furto de grande quantidade de cabos de eletricidade destinados a ligar os pivôs de irrigação e usina de energia fotovoltaica em uma fazenda, à margem da rodovia BR-050, zona rural Oeste de Uberaba. A Polícia Militar registrou o caso e encaminhou a Polícia Civil para instauração de procedimento investigativo.
Segundo o agricultor, de 53 anos, ao ligar a energia para movimentar os pivôs de irrigação, percebeu que não havia energia. Ele fez uma verificação e constatou que todos os cabos haviam sido furtados, cabos estes que ligam toda a rede ao motor das casas de bomba e de ligação com a rede da Cemig.
Ainda de acordo com a vítima, os autores cortaram a tela da casa onde ficam as bombas e estouraram cadeados, danificaram disjuntores, motores e a chave de acionamento. Também disse que os cabos foram furtados de dentro de tubulações no solo.
Ele relatou ainda que em outro local, em uma usina de energia fotovoltaica dentro da mesma fazenda, também foram furtados cabos de ligação da rede da Cemig com as placas e os de ligação das placas ao computador.