ESTRANHO

Presos de alta periculosidade fogem da penitenciária pulando a muralha

Os foragidos serraram a grade de uma janela e conseguiram transpor a muralha usando uma corda artesanal, na noite de sexta-feira

Carlos Paiva
Publicado em 16/12/2023 às 11:26
Compartilhar

Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, de onde dois detentos conseguiram fugir na noite de sexta-feira (Foto: Arquivo JM)

Dois presos considerados de altíssima periculosidade e com extensa ficha policial fugiram da Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba, na noite de sexta-feira, dia15. Eles serraram a grade de uma janela e pularam a muralha com a ajuda de uma corda artesanal. Os agora foragidos, Alison Cezar Bueno, 44 anos, e Alexandre Gustavo Bernardes, de 47, respondem a 56 inquéritos policiais e colecionam passagens por furto, roubo, ameaça, tráfico de drogas, lesão corporal, receptação e um deles também por homicídio (consumado ou tentado). As polícias Civil e Militar da região foram alertadas da fuga.

Segundo apurou o Jornal da Manhã, por volta das 22h40 de sexta-feira (15), o Serviço de Inteligência da Polícia Penal na penitenciária de Uberaba recebeu denúncia anônima relatando possível fuga de presos no Pavilhão 2. A equipe plantonista foi até o citado pavilhão e fez a conferência nominal e estrutural, sendo constatada a ausência dos presos Alison Cezar Bueno e Alexandre Gustavo Bernardes, que estavam alocados nas celas 29 e 40.

Pelo circuito de monitoramento eletrônico, observou-se que, por volta das 21h07min, os presos fugiram da unidade prisional, transpondo a muralha na lateral que dá acesso à horta externa com o auxílio de uma corda confeccionada artesanalmente.

Ainda pelo sistema de monitoramento eletrônico, policiais penais observaram que a grade da janela da sala de aula superior do Pavilhão 2 estava serrada, local este por onde os presos evadiram-se do pavilhão para posteriormente acessarem a muralha com o auxílio de um pedaço grande de madeira fabricado com cabos de rodo e parte da moldura do quadro escolar presente na mencionada sala de aula.

Imediatamente após a constatação de fuga, policiais penais realizaram rondas nos perímetros da unidade prisional, contudo, os autores não foram localizados. As polícias Civil e Militar foram informadas, assim como as polícias da região.

Ainda de acordo com o que foi apurado pelo Jornal da Manhã, o preso Alison Cezar Bueno estava recolhido na penitenciária de Uberaba desde 22 de setembro de 2022 e foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Ele responde a 23 inquéritos junto a Polícia Civil (Uberlândia, Ibiá, Uberaba, Monte Carmelo e Frutal) e tem registros por roubo, furto, tráfico de drogas e receptação.

De acordo com o apurado, o preso Alexandre Gustavo Bernardes estava preso desde 20 de janeiro de 2023. Ele foi preso em flagrante por tentativa de assalto. Responde a 33 inquéritos policiais, todos em Uberaba. Possui registro policial por homicídio (tentado ou consumado), roubo, furto, tráfico de drogas, lesão corporal, ameaça e desobediência.

A reportagem tentou buscar informações sobre as providências que serão tomadas pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas Gerais junto à assessoria de imprensa em Belo Horizonte, mas até o fechamento desta matéria não houve resposta ao nosso e-mail.

O mesmo procedimento foi feito junto à assessoria de imprensa da Polícia Civil na capital mineira, mas também sem retorno.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por