(Foto/Divulgação)
Na madrugada de segunda-feira (28/10), sete detentos escaparam do Complexo Penitenciário de Ponte Nova, na Zona da Mata de Minas Gerais. O Departamento Penitenciário de Minas Gerais instaurou um procedimento interno para investigar as circunstâncias da fuga, enquanto as forças de segurança concentram esforços para localizar os fugitivos.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a fuga aconteceu através da transposição de barreiras da penitenciária. Informações de uma rádio de Ponte Nova indicam que agentes do complexo avistaram os detentos fora das celas e tentaram impedi-los, inclusive com disparos, mas não tiveram sucesso. Relatos apontam que os presos serraram grades e o ferrolho da cela, ganharam acesso ao corredor central e arrombaram a portaria quatro. Após romperem o arame de um alambrado lateral e ultrapassarem a concertina, os detentos fugiram em direção à área de mata.
Os fugitivos foram identificados como João Ambrósio Rocha, de 39 anos; Maicon Douglas Ferreira Queiroz, de 25 anos; Anderson Meireles Cavalcante, de 22 anos; Wellington Carvalho Vitório, de 29 anos; Max Antônio Dias de Carvalho, de 29 anos; Lucas Lopes Pinto, de 34 anos; e Robert Aisten Siqueira Soares, de 24 anos. Cogita-se que os indivíduos são ligados ao Comando Vermelho.
A Sejusp pede a colaboração da população, orientando que qualquer informação que possa auxiliar nas buscas seja repassada de forma anônima ao Disque Denúncia 181, serviço que garante sigilo e oferece ligação gratuita.
A Polícia Civil de Minas Gerais informou que deslocou uma equipe de peritos ao local para coletar vestígios e informações sobre a ocorrência. Até o momento, nenhum suspeito foi conduzido à delegacia.