Programada para esta quarta-feira (17), na UPA do Parque do Mirante, a partir das 9h, a Operação Rota de Emergência, um treinamento que ocorre em todo o Estado, sob coordenação do Corpo de Bombeiros e com participação do Samu, com vistas a avaliar medidas preventivas dentro do chamado "Plano de Intervenção de Incêndio".
O exercício simulado serve também para testar a capacidade dos brigadistas da edificação, além de integrar órgãos de Segurança e Saúde, assim como outros órgãos públicos e trazer maior segurança para a sociedade que, neste caso, utiliza a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). De acordo com o Corpo de Bombeiros, caso a edificação não possua o Plano de Intervenção, a corporação auxilia no desenvolvimento dele.
No simulado programado para a UPA Mirante haverá três vítimas em estado grave, além de aproximadamente outras 70 vítimas que simularão intoxicação pela fumaça e serão tiradas pelas equipes do Samu e Bombeiros.
O 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (8º BBM) faz anualmente esse exercício de preparação dos profissionais de diversas unidades e, a cada ano, escolhe uma instituição.
O treinamento em situação próxima do real é importante no chamado gerenciamento de riscos e de crises, tornando as equipes mais preparadas para pronta resposta.