A licitação para a contratação de empresa para a manutenção dos cemitérios públicos estava prevista para ser aberta na semana passada, mas agora foi transferida para meados de junho (Foto/Arquivo)
Foi adiada a licitação para contratar empresa para a manutenção dos cemitérios. A abertura da disputa estava prevista para acontecer na semana passada, mas a data foi postergada por alterações no edital. A concorrência foi transferida para meados de junho.
Em aviso publicado na última edição do Porta-Voz, a Prefeitura informou que o processo licitatório precisou ser republicado por alteração no cadastro dos lotes com os serviços a serem contratados. O novo documento ainda não estava disponível para consulta.
O certame inicialmente estava dividido em dois lotes, um referente ao cemitério São João Batista e outro englobava os cemitérios Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e Cristo Bom Pastor, em Ponte Alta. Como o edital não foi disponibilizado, ainda não há informação se os lotes serão unificados.
Com a adequação no edital e republicação, o prazo para recebimento das propostas foi remanejado e estará reaberto somente na quarta-feira (29). As empresas interessadas em participar do certame devem se cadastrar até 14 de junho.
Mesmo com a revisão no edital, o valor global da licitação não teve mudança. A estimativa para manutenção dos três cemitérios da cidade permaneceu em R$3.298.849,32 pelo período de 12 meses.
Até junho do ano passado, a empresa JC&L Empreendimentos em Serviços de Limpeza era responsável pela manutenção dos cemitérios. No entanto, diversas notificações foram aplicadas por falha na imediata reposição da mão de obra e problemas na limpeza das áreas internas, como precariedade na capina e na remoção de materiais dos cemitérios. Com isso, a Prefeitura rescindiu o contrato no ano passado e agora tenta novamente selecionar empresa para prestar o serviço.
As irregularidades resultaram em multa no valor de R$65.800, suspensão de participar em licitações e impedimento de contratar com o Município pelo prazo de um ano. Desta forma, a empresa anterior não poderá disputar a nova licitação aberta pela Prefeitura.
Com a rescisão formalizada em julho do ano passado devido a reincidências no descumprimento contratual, a Prefeitura assumiu temporariamente a manutenção nos cemitérios públicos até que licitação seja finalizada para selecionar outra empresa para prestar o serviço.