Uberabenses terão até o dia 5 de maio para comparecer aos quatro cartórios eleitorais da cidade e pedir a transferência do título. Este é o prazo final também para fazer o alistamento eleitoral.
Segundo Camila Mendonça Carisio, chefe do Cartório Eleitoral da Zona 326, o volume de atendimentos na cidade já aumentou significativamente nos últimos dias. “A maior parte é para fazer o alistamento eleitoral e esta maior procura deve-se, principalmente, à campanha da Justiça Eleitoral sobre estes temas”, informa. A ação já foi iniciada nas emissoras de rádio e televisão em todo o país para alertar o eleitor para que não perca o prazo e possa votar nas eleições deste ano.
Quem for solicitar o título eleitoral pela primeira vez deverá comparecer ao cartório eleitoral munido de documento de identidade original, preferencialmente com foto, e uma cópia também. Para efeito de identificação, não serão aceitos a Carteira Nacional de Habilitação e nem o novo passaporte.
Deve-se apresentar ainda o CPF, um comprovante de endereço recente e, no caso de homens maiores de 18 anos, o comprovante de quitação do serviço militar (de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos). Todos estes documentos devem ser apresentados em versão original e uma cópia.
Já o eleitor que mudou de residência para outro município deve solicitar a transferência, pessoalmente, no cartório eleitoral ao qual pertence a sua nova residência apresentando identidade original com foto, título de eleitor, se ainda o possuir; CPF e comprovante de endereço, também em cópia.
Ainda de acordo com Camila, outro prazo refere-se à solicitação da segunda via do título eleitoral. A pessoa pode pedi-la até 10 dias antes da eleição. O primeiro turno deste ano está programado para o dia 3 de outubro e o segundo turno, 31 de outubro.
Uberaba conta atualmente com 206.425 eleitores habilitados a votar.