O vereador Anderson 2 Irmãos será o vice-líder; ambos assumem as funções a partir do dia 1º de janeiro
Vereador Almir Silva anunciou que asusmirá o posto de líder da prefeita Elisa na Câmara de Uberaba a partir do próximo ano (Foto/Rodrigo Garcia - CMU)
Vereador Almir Silva (União Brasil) será o líder do Executivo na Câmara Municipal de Uberaba a partir de 2023. O cargo ainda é ocupado por Fernando Mendes (MDB), que deixa o posto para assumir a presidência da Mesa Diretora no próximo ano. Na vice-liderança estará o vereador Anderson Donizete (PSD). O anúncio foi feito na sessão legislativa desta segunda-feira (9), que acontece mais cedo devido ao jogo da Seleção Brasileira, a partir do meio-dia.
"Quero comunicar aos vereadores desta Casa que eu recebi um convite da prefeita Elisa para que a partir do dia primeiro de janeiro do próximo ano, para que eu possa estar à frente da liderança, tentando fazer pelo menos um pouco do trabalho brilhante que o vereador Fernando fez. E dizer que eu resolvi aceitar o convite. O convite não foi só feito a mim, mas dentro de uma linha de conversa que eu tive com a prefeita, ficou definido que o Anderson Dois Irmãos será o meu companheiro, o meu vice-líder", declarou Almir.
"Ontem estive na Prefeitura e a prefeita Elisa Araújo estendeu esse convite. De toda forma agradeço a oportunidade de poder caminhar e compartilhar junto com o governo e também estar juntamente com os demais vereadores estar trabalhando em prol de Uberaba. De toda forma, aquilo que for possível, estaremos juntos representando o Legislativo", corroborou o futuro vice-líder, vereador Anderson Dois Irmãos.
Na sequência de fala, o presidente Ismar Marão (PSD) acrescentou que o vereador Anderson, inclusive, solicitou reunião junto ao partido para discutir o papel no próximo ano. Além de Almir Silva, o nome do atual presidente do Legislativo, Ismar Marão, também era ventilado para o posto de líder do Executivo. Em entrevista recente à Rádio JM, o parlamentar deixou claras as ressalvas com o posto, tendo em vista a proximidade com as eleições de 2024, declarando, ainda, que não havia recebido o convite da prefeita Elisa Araújo.
Fernando Mendes assumiu a liderança do Executivo em outubro de 2021, sucedendo o vereador Caio Godoi (Solidariedade) após ele assumir postura mais enérgica com relação ao governo municipal. Ele deixa o cargo para assumir a presidência da Mesa Diretora a partir do próximo ano, eleito com chapa única juntamente com os vereadores Wander Araújo (PSC) como primeiro vice-presidente, a vereadora Luciene Fachinelli como segunda vice-presidente, o vereador Samuel Pereira (MDB) como primeiro secretário e o vereador Eloisio José dos Santos (PTB) como segundo secretário.
Mendes deixa a liderança do Executivo com ares de insatisfação. Na sessão legislativa de quarta-feira, o vereador Fernando Mendes externou sua inquietude diante das dificuldades que tem enfrentado no posto. Disse com todas as letras “está difícil”, para em seguida argumentar que na sua condição de líder não podia completar o desabafo. Veja o anúncio do vereador Almir Silva: