ME AJUDA

Sobre áreas do Estado em Uberaba, Elisa pede apoio ao parlamentar

Marconi Lima
Publicado em 31/07/2025 às 20:47
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Prefeitura de Uberaba quer assumir áreas do governo de Minas no município que podem ser transferidas à União como forma de abatimento da dívida do Estado, hoje estimada em R$165 bilhões.

Quatro imóveis localizados em Uberaba entraram na lista. As áreas que a Prefeitura pretende assumir são o Mercado Livre do Produtor (Pedra), localizado na Central de Abastecimento de Uberaba (Ceasa); a área ocupada pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), cedida há 25 anos, onde atualmente está instalado o Centro de Reservação 02 (CR-02) e o Centro de Referência em Educação Inclusiva (Crei), da Secretaria de Educação, no bairro Fabrício; a área remanescente do imóvel da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab), localizada no Parque das Américas, e as áreas A1 e A5, situadas na Filomena Cartafina, atualmente ocupadas pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

Na tarde dessa quinta-feira (31), a prefeita Elisa Araújo (PSD) reuniu-se com o deputado estadual Cássio Soares (PSD) para discutir ações na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com o objetivo de reverter a decisão do governo Zema e que as áreas que estão em Uberaba não sejam colocadas na negociação com a União.

“Nós pedimos para o município algumas áreas do Estado que estão na negociação com o governo federal, através do Propag (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados). E solicitamos ao deputado que interceda junto à Assembleia de Minas para que esses imóveis sejam retirados dessa negociação e sejam doados ao município. São imóveis importantes para o desenvolvimento de políticas públicas”, justificou a prefeita Elisa Araújo.

O deputado estadual Cássio Soares prontificou-se a ajudar Uberaba nessa causa e vai trabalhar pela demanda junto à bancada de dez deputados do PSD e fazer interlocução com outros partidos para atender à demanda solicitada pela prefeita Elisa Araújo.

Recentemente, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Uberaba, Caio Presotto, e o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini, estiveram em Belo Horizonte para tratar da questão, quando entregaram ofício endereçado ao vice-governador Mateus Simões (Novo) e ao assessor de assuntos regionais do governo de Minas Gerais, Cristiano Daher.

Na semana passada, foram publicadas no Minas Gerais as Leis 25.368 e 25.369, de 2025, que autorizam áreas pertencentes à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) a ser federalizadas.

Em Uberaba, os terrenos A1 e A5, localizados na avenida Filomena Cartafina e atualmente ocupados pela Codemig, estão entre os bens públicos que podem ser transferidos ao governo federal para amortizar parte da dívida mineira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por