Tenente-coronel Anderson Passos falou aos prefeitos da região sobre os riscos de incêndios e ações de prevenção (Foto/Divulgação)
Desafios para enfrentar os impactos da variação climática foram tema de reunião dos gestores municipais que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) na sexta-feira (29). O encontro, desta vez, aconteceu na cidade de Conceição das Alagoas e contou com a palestra do tenente-coronel Anderson Passos, ex-comandante do Corpo de Bombeiros.
O militar destacou que os meses de julho, agosto e setembro concentram alto número de ocorrências de combate a queimadas em toda a região do Vale do Rio Grande.
Leia também: Uberaba registrou mais de 130 queimadas em julho
O especialista também apresentou o Manual de Combate a Incêndios em Canaviais, elaborado em parceria com Ronaldo Lopes, distribuído gratuitamente pelo Ministério Público de Uberaba e que traz metodologias para reduzir os prejuízos provocados pelas queimadas no período de seca.
“Os problemas climáticos exigem de nós, gestores, uma atuação responsável, integrada e preventiva. Não podemos esperar que a situação se agrave para agir. Os eventos climáticos afetam diretamente a saúde da população, a produção rural e a qualidade de vida em toda a nossa região”, afirmou a prefeita Elisa, que ocupa a presidência da Amvale e conduziu a reunião, ao lado do prefeito de Conceição das Alagoas, Celson Pires.
Outros assuntos. Os prefeitos acompanharam, ainda, a apresentação da presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Lídia Prata Ciabotti, sobre o 1º Fórum Regional de Líderes – Inovar para Crescer, que será realizado nos dias 3 e 4 de setembro, no Centro de Eventos da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).
A equipe da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), liderada pelo vice-presidente Marcos Montes, apresentou o projeto Cemig Agro, que tem o objetivo de contribuir com a transição energética do setor rural, ampliando a oferta de energia de qualidade, reduzindo interrupções e diminuindo o tempo de atendimento.
Além disso, a promotora de Justiça Carolina Marques Andrade falou sobre a inserção dos municípios no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A reunião também abriu espaço para o diretor de Relações Interinstitucionais do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Eduardo Jardel, que compartilhou ações que podem ser desenvolvidas em parcerias com os municípios.