Durante passagem do presidente Lula por Minas Gerais, ministros do seu governo aproveitaram para lançar a pré-candidatura do senador Rodrigo Pacheco (PSD) ao governo de Minas. O chamamento público ocorreu em evento realizado na cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O senador Rodrigo Pacheco (PSD) manteve o suspense sobre a possibilidade de ser candidato ao governo de Minas Gerais em 2026. Durante os discursos, os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e de Cidades, Jader Filho, endossaram o nome do ex-presidente do Senado, classificando-o como o “mais preparado” para comandar o estado.
Leia também: Lula sobre 2026: ‘Se eu continuar assim no ano que vem, decidirei concorrer às eleições’
Jader Filho disse em seu discurso que Pacheco não poderia omitir-se. “Você tem que ser o futuro governador de Minas Gerais. Sei que não é fácil, Rodrigo, mas Minas Gerais precisa ter uma opção do teu tamanho, porque Minas Gerais tem uma história e você, eu tenho certeza, que vai voltar a colocar a história de Minas Gerais no rumo sério, no rumo certo”.
O evento também contou com a presença do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil); da prefeita de Contagem, Marília Campos (PT); de deputados federais e estaduais, além de lideranças políticas locais.
Recentemente, durante entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, a prefeita Elisa Araújo (PSD), do mesmo partido de Pacheco, defendeu uma união em torno da candidatura do vice-governador de Minas, Matheus Simões (Novo). Durante passagem por Uberaba, o deputado estadual Cássio Soares, presidente estadual da sigla, falou que era cedo para antecipar o debate da sucessão. Mas lembrou que, atualmente, o partido está na base de apoio do governador Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Anúncios. Durante sua passagem por Minas Gerais, o presidente Lula anunciou para Contagem a entrega de trecho do corredor viário da avenida Newton Cardoso e de R$1 bilhão para a expansão do metrô; para Belo Horizonte, assinatura de contratos de R$456 milhões para faixas exclusivas de ônibus e 100 novos ônibus elétricos, e para Montes Claros, inauguração do centro de tecnologia Acelen Agripark, para a produção de biocombustíveis.