Apesar da chuva de 8,2mm ocorrida na sexta-feira (29), que ajudou a manutenção dos reservatórios abertos durante o sábado (30), a Codau não descarta a possibilidade de fechamento na noite deste domingo (31), caso aumente bastante o consumo no dia anterior.
A companhia destaca que o Plano de Contingenciamento da Seca continua em vigor e a Codau alerta para a importância do consumo consciente da água. O índice de reservação às 22h de sexta-feira estava em 46,1% e, conforme o Plano de Contingenciamento da Seca, a distribuição de água continuou liberada. Os níveis acima de 40% estão sendo registrados desde a noite de domingo (24).
No sábado, o nível dos reservatórios estava em 65%. Quanto à vazão do rio Uberaba, no amanhecer do mesmo dia, estava em 1.550 litros por segundo.
“A chuva, de 8,2mm que caiu sobre Uberaba na sexta assim como o clima mais ameno contribuíram um pouco para a melhora nos índices, impactando no consumo da população. Mas ainda estamos no período da seca e, conforme as previsões, a temperatura deve subir e a umidade relativa do ar, baixar. As medidas de economia devem prevalecer nas atividades diárias das famílias”, ressaltou o presidente da Codau, Rui Ramos.
O Plano de Contingenciamento de Seca, aprovado pela Codau e homologado pela Arisb-MG, é um conjunto de medidas que entram em ação quando há baixo nível de reservação de água, definindo o fechamento programado de reservatórios em diferentes níveis (parcial, total ou prolongado noturno) e, em último caso, um fechamento emergencial de até 12 horas. As ações são orientadas por indicadores de consumo e vazão do rio Uberaba e dependem da colaboração da população para o uso consciente da água.
O plano prevê a aplicação de diferentes estratégias de fechamento dos reservatórios, que podem ser o fechamento programado parcial noturno, quando o abastecimento é interrompido em regiões específicas da cidade durante a noite, alternando entre os setores Leste e Oeste; o fechamento programado total noturno, quando a interrupção do abastecimento é mais ampla, afetando todas as regiões durante a noite; o fechamento programado noturno prolongado, quando a interrupção se estende por mais horas, das 21h às 9h do dia seguinte, e o fechamento emergencial, em casos de nível mínimo operacional nos reservatórios, a suspensão pode durar até 12 horas para tentar restabelecer o nível de reservação.