
(Foto/Divulgação)
O ex-prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, divulgou em suas redes sociais, análise sobre articulações políticas envolvendo partidos do campo progressista em Minas Gerais. Filiado atualmente ao PV, ele relatou ter participado, em Brasília, de reunião com o presidente nacional do PSB, João Campos, a convite do prefeito de Conceição do Mato Dentro e presidente estadual do PSB, Otacílio Neto.
Segundo Adauto, a conversa tratou do cenário eleitoral mineiro e da possibilidade de construção de uma candidatura competitiva ao governo de Minas Gerais, com perfil de centro-esquerda. Ele destacou que já havia discutido o tema anteriormente com Osvander Valadão, presidente estadual do PV.
De acordo com o ex-prefeito, há convergência entre PV e PSB quanto à formação de um bloco que reúna lideranças de centro-esquerda alinhadas ao projeto nacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo, segundo ele, é fortalecer uma agenda comum e elaborar proposta de desenvolvimento “com equilíbrio e visão de futuro”.
No campo progressista, dois nomes têm sido considerados como possíveis candidatos ao governo mineiro nas eleições de 2026: o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, que disputou o cargo em 2022 contra Romeu Zema e hoje está no PDT, e o senador Rodrigo Pacheco que, apesar de estar no PSD, teria proximidade com o governo Lula.
Anderson Adauto também informou que pretende disputar uma vaga na Câmara Federal nas eleições de outubro do próximo ano pelo PV.