André Quintão (PT) (Foto / Daniel de Cerqueira / O Tempo)
O deputado estadual André Quintão (PT) é o nome defendido por uma ala do PT para comandar o Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelo Bolsa Família.
O ministério também é cobiçado pela senadora Simone Tebet (MDB), um dos principais nomes a apoiar Lula no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL) e dar caráter de frente ampla à candidatura do petista.
Porém, o PT resiste a entregar a gestão do Bolsa Família a Tebet porque enxerga a senadora como possível candidata ao Palácio do Planalto em 2026. A informação sobre a possibilidade de Quintão assumir o Ministério do Desenvolvimento Social foi publicada inicialmente pela rádio Itatiaia.
André Quintão é um dos coordenadores do grupo de transição na área de assistência social ao lado de Tebet. Na última eleição, ele foi candidato a vice na chapa de Alexandre Kalil (PSD) ao governo de Minas Gerais e, portanto, ficará sem mandato a partir de 2023.
Assistente social por formação, Quintão tem experiência de gestão pública na área. Ele foi secretário de Desenvolvimento Social de Belo Horizonte nos anos 90 e secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social em Minas Gerais no governo de Fernando Pimentel (PT).
Outro ponto que pesa a favor do petista é ter como mentor o deputado federal Patrus Ananias (PT), ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome dos dois primeiros governos de Lula, entre 2004 e 2010.
Fonte: O Tempo