Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou que fará o fornecimento de repelentes para todos os profissionais da rede municipal de saúde que atuam diretamente em campo. Serão entregues três mil frascos de repelente, com 100ml, à base de icaridina, com proteção mínima de 10 horas, fornecidos de forma parcelada ao longo de 12 meses.
O vereador Ripposati Filho (PSD) havia cobrado da SMS que o produto fosse oferecido a um número maior de servidores que atuam em atividades de campo. A Prefeitura de Uberaba confirmou ao parlamentar que os Agentes de Combate às Endemias (ACE) já estavam recebendo o produto, e que o fornecimento se deu a partir do Pregão Eletrônico 188/2024, com processo iniciado ainda no ano passado.
A SMS destacou que houve uma avaliação técnica para ampliar a entrega aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que também atuam diretamente nas residências e nas comunidades, expostos ao sol e aos riscos de contaminação por arboviroses.
A primeira remessa de repelentes foi entregue em abril de 2025 e distribuída imediatamente aos agentes de endemias.
“Essa é uma medida de respeito a quem está na linha de frente. Nossa indicação veio para fortalecer a política pública e buscar a inclusão também dos agentes de saúde comunitária, que compartilham os mesmos riscos e a mesma missão de cuidar das famílias de Uberaba”, destacou o vereador Ripposati Filho.
O parlamentar também solicitou à Secretaria de Saúde a inclusão do protetor solar como insumo de uso contínuo pelos servidores que atuam sob o sol diariamente.