Considerada uma das mais importantes conquistas políticas de Uberaba, a criação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) completa 20 anos. Anteriormente denominada Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (FMTM), foi transformada no ano de 2005 em universidade pela Lei 11.152/05.
O primeiro sinal da possibilidade de criação da universidade foi dado durante a abertura oficial a ExpoZebu 2003, quando o presidente Lula, em seu primeiro mandato, anunciou no palanque oficial do Parque Fernando Costa que atenderia à demanda da comunidade universitária de Uberaba. O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional e, depois, sancionado pelo Executivo.
Como parte das celebrações dos 20 anos da UFTM, será realizada solenidade especial de homenagem às pessoas que contribuíram de forma significativa para a consolidação da universidade ao longo dessas duas décadas. A proposta é reconhecer trajetórias que marcaram a construção da UFTM como instituição pública de Ensino Superior, em diferentes espaços e momentos da sua história.
A Reitoria promoveu uma consulta a diferentes áreas e setores da Universidade para a indicação dos homenageados. Além das unidades que compõem a gestão — Reitoria, Pró-Reitorias, Superintendência do Hospital de Clínicas e Funepu —, foram convidados a participar do processo todos os Institutos Acadêmicos e o Campus de Iturama.
Também foram incorporadas à escolha as indicações feitas pelas entidades representativas dos três segmentos da universidade: ADUFTM, ADPROU, SINDTTAE, Asmed, DCE e APG.
Cada pessoa homenageada representa um setor, um percurso e uma contribuição singular. Ao mesmo tempo, simboliza o trabalho e o compromisso de toda a comunidade universitária. A escolha das pessoas homenageadas busca refletir a diversidade, a pluralidade de experiências e o esforço conjunto que marcaram os 20 anos da UFTM.
O objetivo deste evento é realizar um reconhecimento amplo, plural e institucional daqueles e daquelas que, com trabalho, compromisso e dedicação, contribuíram para a construção e o fortalecimento da UFTM ao longo de seus 20 anos como universidade federal.
A Solenidade de Homenagem “Trajetórias que Constroem a UFTM” será realizada na terça-feira (29), às 19h, no Auditório Esmeralda.