Levantamento da Justiça Eleitoral concluído esta semana apontou redução do número de presos provisórios com direito a votar em 3 de outubro. Dos 275 cadastrados inicialmente, apenas 190 irão comparecer às urnas a serem instaladas na Penitenciária Aluízio Ignácio de Oliveira e no Caresami, segundo informou o chefe de cartório da 277ª Zona Eleitoral, Rômulo Silva Cunha.
Segundo ele, o Poder Judiciário se manifestou em relação a 85 presos que não possuíam condenação definitiva. Duas seções, uma em cada instituição penal, serão instaladas no dia da votação, das 8h às 17h.
Na Penitenciária Aluízio Ignácio de Oliveira, a estimativa de 240 presos participantes se confirmou em 170 votantes. Dos 35 adolescentes cadastrados no Caresami, apenas 20 irão às urnas.
Quando do levantamento, a 277ª Zona Eleitoral efetuou ainda a transferência de título e novas inscrições, obedecendo aos prazos previstos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com dados externados no site do tribunal, os candidatos podem comparecer às instituições prisionais para acompanhar a votação, na qualidade de fiscais. Os partidos ou coligações também podem designar fiscal para acompanhar o processo.