HOJE SIM

Câmara aprova divulgação periódica de dados sobre a dengue em Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 06/03/2024 às 20:57Atualizado em 07/03/2024 às 06:08
Compartilhar
Aedes Aegypti, mosquito da dengue (Foto/Ilustrativa)

Aedes Aegypti, mosquito da dengue (Foto/Ilustrativa)

Depois de votação adiada por duas vezes, a Câmara Municipal derrubou parecer de inconstitucionalidade e aprovou ontem projeto que determina a divulgação periódica de informações relacionadas aos casos de dengue no Município de Uberaba. A proposta, de autoria do vereador Tulio Micheli (SDD), agora segue para sanção do Executivo.

A Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara posicionou-se pela inconstitucionalidade do projeto, justificando que determinar a divulgação dos dados fere o princípio da separação entre os Poderes, porque cria obrigações ao Poder Executivo.

Em plenário, o autor da matéria solicitou a derrubada do parecer para viabilizar a votação. Apesar do posicionamento contrário do presidente da comissão, Anderson Donizete de Souza (PSD), Tulio conseguiu apoio da maioria dos presentes e o projeto foi colocado em discussão.

A redação original sofreu alterações devido a emendas apresentadas pelo próprio autor. Ao invés da divulgação diária das informações da dengue, o texto aprovado na Câmara estabelece que os dados sejam publicados somente às segundas e sextas-feiras. Deverão ser disponibilizados relatórios com o número de pessoas notificadas com sintomas de dengue, quantidade de pacientes com diagnóstico confirmado para a doença e mortes registradas por complicações causadas pela dengue.

Também foi aprovado na sessão de ontem projeto que acrescenta as farmácias e supermercados entre os locais onde é garantido atendimento prioritário aos portadores de fibromialgia. A lei, de 2021, já assegurava a prioridade em repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e instituições financeiras.

Outra proposta aprovada pelos vereadores ontem estabelece prioridade de atendimento para pessoas portadoras de câncer de mama, nas filas de bancos, casas lotéricas, supermercados e lojas. Se a proposição for sancionada, também ficará permitido utilizar os assentos preferenciais demarcados no transporte coletivo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por