
Vereador Tulio Micheli, autor da proposta da CEI, disse que não é por acaso que o serviço de coleta do lixo será investigado na cidade. (Foto/Divulgação)
A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) instalou a Comissão Especial de Investigação (CEI) para apuração de possíveis irregularidades na prestação do serviço de recolhimento de resíduos em Uberaba. O Requerimento, apresentado pelo vereador Tulio Micheli (PSDB), que já contava com nove assinaturas, recebeu, na sessão dessa quinta-feira (12), o nome dos outros 12 parlamentares no documento.
A CEI será composta pelos vereadores Anderson Dois Irmãos (PSD), como presidente; Túlio Micheli, vice-presidente, e Luiz da Farmácia (PSDB), como relator. A comissão inicia os trabalhos após publicação no Porta-Voz e terá 90 dias para conclusão, sendo permitida, se necessário, prorrogação por mais 90 dias.
A coleta do lixo em Uberaba é realizada pela Concessionária S Ambiental (Sempre Ambiental), que atua no recolhimento, transporte e tratamento de resíduos sólidos, com cronogramas que incluem coletas semanais por setor.
Um dos objetos da investigação por parte dos vereadores será uma possível falha na cobrança da Tarifa, alegada pela concessionária do serviço de coleta. Conforme a S Ambiental, a situação teria provocado inadimplência expressiva em Uberaba desde o início da concessão. A diferença acumulada até novembro de 2025 chegaria a R$8,85 milhões, o equivalente a aproximadamente 18% da receita tarifária do período.
Os vereadores também devem apurar os motivos que levaram a falhas na prestação do serviço nos últimos dias, o que resultou em muitas reclamações por parte da população.
“Nós não estamos instalando uma comissão por capricho. Há uma suspeita de um rombo de R$9 milhões envolvendo um contrato com dinheiro público. A Câmara não pode ficar omissa diante desta situação. E não criamos essa CEI para perseguir ninguém. O que temos que fazer é apurar se houve erros. A comissão será técnica, fundamentada e transparente. Uberaba merece a verdade”, disse o vereador Tulio, após a formação da CEI.
A situação, além de levar à criação da CEI, na CMU, fez com que a prefeita Elisa Araújo (PSD) utilizasse suas redes sociais para se manifestar sobre as reclamações quanto à coleta de resíduos em Uberaba. Ela garantiu que não haverá tolerância com falhas que prejudiquem a população.