Está na pauta da primeira reunião ordinária de outubro da Câmara Municipal de Uberaba (CMU) o Projeto de Lei 95/2025, que institui a “Semana Neném Violeiro”, que ocorrerá anualmente na última sexta feira do mês de fevereiro, com a realização nos espaços públicos de apresentações musicais.
A matéria é de autoria da vereadora Denise Max (PRD). De acordo com a parlamentar, o projeto tem o objetivo de apoiar, valorizar e resgatar a cultura da música sertaneja raiz, moda de viola, prestando homenagem “post mortem” a José Vicente dos Santos, o Neném Violeiro, como era conhecido.
“O Neném Violeiro era cantor, músico de nossa cidade, que começou a carreira ainda cedo, cantando em festas, barzinhos, ou seja, onde tivesse alegria e música. Desde o ano de 1968, já cantava nas principais rádios e programas de auditório; formou sua primeira dupla sertaneja, chamada Neném e Itamar”, justificou Denise.
Ela lembrou que Neném Violeiro venceu vários festivais de música da região até que surgiu naquela época o Festival Arizona, em vários estados do país. Em 1978, foi vencedor do festival, ao lado de seu amigo Itamar, na cidade de Barretos, e o prêmio deu direito à gravação de um disco na maior gravadora do Brasil à época – Chantecler. Gravou três discos como Neném e Itamar, os quais fizeram muito sucesso. Após a separação da dupla com Itamar, começou a cantar com outro amigo com o nome de Manuelzito.
O músico também gravou, em outras gravadoras, dois discos de vinil e três CDs, cantando em muitas regiões do Brasil. “O projeto é de fundamental importância como forma de apoiar, valorizar e resgatar a cultura da música sertaneja raiz, moda de viola, prestando uma simples homenagem ao senhor José Vicente dos Santos, o Neném Violeiro”, disse a vereadora.
Além deste projeto, a primeira reunião do mês no Legislativo conta com mais seis matérias para serem apreciadas pelos vereadores, sendo três de autoria do Executivo (doações de área) e as outras, de vereadores, sendo um Projeto de Emenda à Lei Orgânica, dois de Consolidação da Legislação Municipal do Calendário Popular e um de declaração de Cidadania Uberabense.