Vereador apresentou Projeto de Lei (PL) 928/2025, que trata da criação e implantação de Jardins de Pedra em áreas públicas do município. O objetivo é criar uma alternativa paisagística e ambiental em praças, canteiros, rotatórias e demais logradouros públicos.
O projeto é de autoria do vereador Cleber Júnior (MDB), mas ainda não tem data para ser apreciado em plenário pelos parlamentares. Ele justifica que promover a economia de água em consonância com a política de sustentabilidade ambiental; valorizar o paisagismo urbano com elementos naturais de baixo custo de manutenção; fomentar a utilização de espécies vegetais adaptadas ao clima local, notadamente plantas ornamentais resistentes à seca; reduzir a necessidade de poda e irrigação frequente e contribuir para a estética urbana e o bem-estar da população.
Leia também: Projeto que obriga a divulgação de dados do transporte volta à pauta na Câmara de Uberaba
“Os Jardins de Pedra representam importante medida de uso racional da água, na medida em que substituem áreas que demandariam irrigação constante por composições ornamentais formadas por pedras e vegetação resistente à seca, como cactos e suculentas. Essas características se mostram de grande relevância diante da necessidade crescente de preservar recursos hídricos”, destacou Cleber Júnior.
O emedebista ainda destacou que a implantação de Jardins de Pedra abre espaço para a participação da comunidade e de instituições parceiras, como universidades, empresas e associações ambientais, fortalecendo a cidadania e a corresponsabilidade social pelo cuidado com o espaço urbano.
“O projeto valoriza os espaços públicos ao oferecer paisagens diferenciadas,
modernas e harmônicas, capazes de embelezar praças, rotatórias, canteiros centrais e demais logradouros, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e para a atratividade turística da cidade”, ressaltou Cleber Júnior.