Durante a apresentação do relatório do LIRAa, a diretora de Vigilância em Saúde, Geane Andrade, confirmou a existência de 20 notificações para a dengue em 2011. O índice foi contabilizado entre 3 de janeiro até segunda-feira, dia 10. Tais notificações, segundo ela, são consideradas suspeitas e estão sob investigação pela Secretaria de Saúde.
A diretora também divulgou o balanço de 2010. Foram 3.255 casos notificados. Destes, 2.321 foram confirmadas para dengue clássica e dois de dengue com complicações. 671 casos foram descartados, enquanto 254 aguardam resultado. Sete tiveram resultados inconclusivos. No ano passado, segundo ela, também foi constatada a presença do sorotipo 1 da doença. “Este tipo de dengue não circulava no município há mais de dez anos”, disse. Ela também alertou para vulnerabilidade dos uberabenses aos sorotipos 4 e 2, sendo que este último já presente no Triângulo Mineiro.
Outra informação dada por Geane é a inserção de uma enfermeira que circulará pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) acompanhando as notificações e visitando pacientes com suspeitas da doença. “Queremos nos antecipar aos resultados e dar todo suporte ao paciente”, completou.