O vereador ressalta a importância de escolher espécies compatíveis com o trânsito e com a segurança urbana, evitando árvores de grande porte que possam causar acidentes (Foto/Divulgação)
O vereador Ripposati Filho (PSD) defende o plantio de árvores frutíferas em Uberaba, principalmente em praças e canteiros centrais de bairros mais afastados do centro, como forma de trazer benefícios estéticos, sociais e alimentares. A proposta é acompanhada do diálogo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que mantém o Plano Municipal de Arborização. Segundo o parlamentar, a iniciativa visa transformar a cidade, preservando áreas verdes e ampliando a cobertura vegetal nos bairros.
“Até participei da revisão do Plano Diretor em 2023 e apresentei essa demanda, que era um desejo do meu pai e de muitos moradores. Precisamos de plantas frutíferas nos canteiros centrais, nas praças e nos bairros mais distantes”, afirmou o parlamentar, em entrevista à Rádio JM. Ele ressalta a importância de escolher espécies compatíveis com o trânsito e com a segurança urbana, evitando árvores de grande porte que possam causar acidentes. “Hoje temos espécies ‘mirins’, como a amora, que podem ser plantadas sem problemas e ainda possuem propriedades fitoterápicas”, completou.
Atualmente, a Prefeitura de Uberaba mantém um estoque de aproximadamente 60 mil mudas no Viveiro Municipal, voltadas para o Plano Municipal de Arborização, que prioriza bairros com menor cobertura vegetal e considera aspectos técnicos, como o porte das árvores e a compatibilidade com a infraestrutura urbana. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Edno da Silveira, o recente início da primavera marca o período ideal para ações de arborização, que coincidem com o período chuvoso, favorecendo o crescimento das mudas.
O viveiro municipal também realiza coleta de sementes e produção contínua de novas espécies, com foco em árvores de pequeno e médio porte. A população pode solicitar mudas, que passam por análise técnica antes do plantio, garantindo que cada espécie seja adequada ao local.
Embora a Semam mantenha o plano geral de arborização, o vereador Ripposati Filho defende que a inclusão de árvores frutíferas traria benefícios estéticos e sociais, além de potencial alimentar, principalmente para bairros mais afastados. Ele também acompanha ações de plantio em empreendimentos e áreas verdes, mantendo diálogo constante com a pasta.
“Apresentamos a necessidade de plantas frutíferas nos canteiros centrais e nas praças, principalmente nos bairros mais distantes do centro, e defendemos essa proposta junto ao secretário Edno. Acredito que, assim, podemos transformar a cidade. Ainda há muito a ser feito. Também tenho visitado empreendimentos, observando o plantio de mudas na frente dos lotes e a preservação de áreas verdes em cada bairro”, concluiu o parlamentar.