POLÍTICA

Codau assina contratos para obras de implantação de interceptores

Etapa do projeto Água Viva, com significativas mudanças no trânsito da cidade, será iniciada nos próximos dias. Trata-se da construção dos interceptores de esgoto

Élvia Moraes
Publicado em 03/03/2010 às 21:18Atualizado em 20/12/2022 às 07:48
Compartilhar

Etapa do projeto Água Viva, com significativas mudanças no trânsito da cidade, será iniciada nos próximos dias. Trata-se da construção dos interceptores de esgoto, interligando a região central com a ETE. Os contratos para execução dos serviços foram assinados ontem durante a solenidade comemorativa dos 190 anos de Uberaba.

A Integral Engenharia fará a construção das estruturas, orçadas em R$ 23 milhões. A construtora será supervisionada pelo consórcio Tysa Engercorps, cujo contrato está valorado em R$ 2,3 milhões.

Na totalidade serão construídos 26km de interceptores para conduzir em canais diferentes o esgoto e água da chuva. O presidente do Codau, José Luiz Alves, afirmou que a obra aumentará a eficiência da Estação de Tratamento de Esgoto.

A primeira avenida a ser rasgada será a Leopoldino de Oliveira, próximo ao cruzamento com a Santos Dumont. Estão previstas ainda as avenidas Fidélis Reis, Guilherme Ferreira, Odilon Fernandes, Santa Beatriz e Pedro Salomão. São elas que recebem grande fluxo do esgotamento sanitário e águas da chuva.

Trânsito. Os transtornos para o comércio, motoristas e pedestres, segundo José Luiz, são inevitáveis. Ele afirmou à reportagem que as obras serão realizadas por etapa, obedecendo a um planejamento técnico criterioso para reduzir os problemas com as mudanças de trânsito. O projeto prevê 30 meses para conclusão total da obra.

Além da população, empresas de prestação de serviço em telefonia e eletricidade, cujo sistema de cabeamento encontra-se no subsolo das avenidas, também serão “incomodadas”. Segundo o presidente do Codau, há dois anos acontecem reuniões visando a preparar o segmento para os impactos. Às empresas foi apresentada a sugestão de elaborar um plano de trabalho a ser implantado em escala gradual, conforme o andamento das obras, a fim de evitar problemas e reclamações futuras.

O Codau garantiu os recursos para a construção dos interceptores, mas continua buscando a celebração de convênios para ampliar os canais. A obra aumentará a vazão da água da chuva, corroborando para a solução de uma questão recorrente em Uberaba: as enchentes.

Com os recursos do PAC, a proposta é aumentar o canal da Leopoldino de Oliveira, atingindo a derivação subterrânea desta avenida com a Santos Dumont. Após este início, diversos trechos das avenidas centrais terão suas estruturas redimensionadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por