A obra do poço profundo no Valim de Melo está na fase de descida dos pré-filtros, para depois iniciar processos de bombeamento (Foto/Divulgação)
De olho na ampliação da rede de abastecimento para a próxima estiagem, obras de perfuração dos poços profundos no bairro Valim de Melo e na comunidade rural de Ponte Alta seguem dentro do cronograma normal.
Segundo o presidente da Codau, Rui Ramos, a estrutura em implantação no Valim de Melo deve entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano. “Como a obra do poço profundo do Valim de Melo está mais adiantada, a nossa previsão é que entre em operação até junho, oferecendo uma capacidade de produção entre 60 e 65 litros de água/segundo. Já até licitamos o sistema de bombeamento e a instalação da subestação de energia elétrica”, informou.
Já a conclusão do poço de Ponte Alta deverá ser em agosto, oferecendo uma produção entre 13 e 15 litros de água/segundo. “Além disso, iremos instalar novo reservatório de água e adutora, ou seja, toda a estrutura necessária para a sua operação”, salientou.
No Valim de Melo, a fase de perfuração do poço profundo tubular está concluída. A profundidade alcançada foi de 594 metros. A etapa da descida dos tubos de revestimento com os filtros foi finalizada neste fim de semana.
Agora, é a vez da descida dos pré-filtros e logo depois entra a fase do desenvolvimento, que é o bombeamento da água do poço para a superfície. Primeiramente, ela será expelida com certo nível de turbidez, contendo os resquícios do fluido de perfuração biodegradável e não contaminante, e, por último, será a vez do teste de vazão para verificação da produção máxima do poço.
Em Ponte Alta, a fase de perfuração está em andamento, com expectativa de encerrar em 60 dias. A projeção é chegar a uma profundidade entre 350 e 400 metros.