POLÍTICA

Codau já pagou R$ 50 mil por utilização da água do rio Claro

Codau já está pagando para captação de água no rio Claro, mas impacto não será repassado para a conta de água por enquanto

Gisele Barcelos
Publicado em 16/05/2010 às 16:02Atualizado em 17/12/2022 às 06:20
Compartilhar

Codau já está pagando para captação de água no rio Claro, mas impacto não será repassado para a conta de água por enquanto. A cobrança por exploração dos recursos hídricos na bacia do rio Araguari é trimestral e a autarquia desembolsou na primeira parcela em torno de R$ 50 mil.

Descartando aumentar a tarifa de água agora para cobrir o novo custo, o novo presidente do Codau, Roberto Velludo, informa que não haverá reajuste no momento e a questão será discutida apenas em setembro, como é de costume. No entanto, os contribuintes já devem se preparar o bolso. “Por enquanto não tem aumento. Mas, quando houver o reajuste da tarifa no fim do ano, isso será levado em conta”, adianta.

A cobrança para uso da água do rio Claro começou este ano. A primeira boleta venceu no dia 8 de abril. Até agora, o Instituto Mineiro de Gestão de Água (Igam) está calculando o valor com base no consumo total autorizado. Entretanto, revisão está em estudo para verificar o uso real das águas na bacia. Isso poderá diminuir os custos para o Codau nos próximos meses.

Além da autarquia, 25 produtores que retiram água da bacia para irrigação receberam a cobrança. A Fosfertil também está pagando para uso dos recursos hídricos do rio Claro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por