Um poço profundo está na fase final de implantação no Valim de Melo e o início de operação está previsto ainda para o primeiro semestre (Foto/Divulgação)
À espera da liberação dos recursos da Caixa Econômica Federal, Codau abriu licitação para implantação de mais dois poços profundos em Uberaba. As novas estruturas foram anunciadas no ano passado, mas ainda era aguardado o lançamento do processo licitatório para selecionar empresa para executar as obras.
As empreiteiras interessadas em disputar o contrato têm prazo até o dia 24 de fevereiro para apresentarem propostas de preço. O valor estimado para a construção de cada poço é de R$4.642.879,35, totalizando o montante de R$9.285.758,70.
Os dois novos poços serão construídos nos bairros Recreio dos Bandeirantes e Jardim Espanha, ambos na região Sul de Uberaba. As estruturas devem ter entre 500 e 600 metros de profundidade.
De acordo com o presidente da Codau, Rui Ramos, a perspectiva é que o processo licitatório seja concluído o mais rápido possível para que as obras comecem ainda no primeiro semestre deste ano.
Após o fechamento da licitação, Ramos manifestou que a estimativa é um prazo de seis meses para a implantação de cada poço, se não houver dificuldades para a perfuração do solo.
A utilização de água do Aquífero Guarani foi a alternativa buscada para suprir a demanda de forma imediata da cidade, até a implantação da nova fonte de abastecimento a partir do rio Grande, pois o atual sistema de captação de água está no limite.
Além dos dois poços em licitação, outros dois já estão na etapa final de obra. A estrutura no bairro Valim de Melo deve entrar em operação até junho, enquanto o poço que está sendo perfurado em Ponte Alta tem previsão de funcionamento no segundo semestre deste ano.