O líder do bloco será o deputado estadual Ulysses Gomes (PT), que, na última legislatura, foi líder da minoria (Foto/Guilherme Bergamini/ALMG)
Com 20 deputados, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) formalizou, nesta terça-feira (7), a instalação do bloco de oposição ao governador Romeu Zema (Novo). A coalizão será formada pelas federações PT-PCdoB-PV e Rede-PSOL.
O líder do bloco será o deputado estadual Ulysses Gomes (PT), que, na última legislatura, foi líder da minoria. Ulysses substituirá o ex-deputado estadual André Quintão (PT). Candidato a vice-governador do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), Quintão abriu mão de renovar o mandato. Hoje, é secretário nacional de Assistência Social.
De acordo com o regimento interno da ALMG, os blocos devem ter, pelo menos, ⅕ dos deputados, ou seja, 16. Dos 20 parlamentares da coalizão, 12 são do PT, quatro do PV, dois da Rede, um do PSOL e um do PCdoB.
O bloco de oposição foi o primeiro a ser formalizado pela Mesa Diretora. Como já mostrou O TEMPO, a tendência é que dois outros blocos sejam instalados. O primeiro é o bloco governista, até agora formado por partidos que integraram a chapa de Zema à reeleição. O segundo, também dito governista, mas encabeçado pelo PL e possivelmente composto por União Brasil, MDB e a federação PSDB-Cidadania.
Como a oposição tem 20 deputados, a base do Palácio Tiradentes terá 57. O quórum é suficiente para aprovar, por exemplo, propostas de Emenda à Constituição (PECs) e a privatizações de estatais, como a Codemig, que demandam ⅔ de votos favoráveis da Casa, ou seja, 48 deputados estaduais.
Lista de deputados
Ana Paula Siqueira (Rede)
Andréia de Jesus (PT)
Beatriz Cerqueira (PT)
Bella Gonçalves (PSOL)
Betão (PT)
Betinho Pinto Coelho (PV)
Celinho Sintrocel (PCdoB)
Cristiano Silveira (PT)
Doutor Jean Freire (PT)
Leleco Pimentel (PT)
Leninha (PT)
Lohanna (PV)
Lucas Lasmar (Rede)
Luizinho (PT)
Macaé Evaristo (PT)
Mário Henrique Caixa (PV)
Marquinho Lemos (PT)
Professor Cleiton (PV)
Ricardo Campos (PT)
Ulysses Gomes (PT)
Fonte: O Tempo