(Foto/Reprodução)
Diante dos relatos de falta de água desde domingo em Ponte Alta, a Codau direcionou caminhão-pipa para abastecimento da escola e da unidade de saúde do bairro, ontem. Mais tarde, outro caminhão foi enviado ao bairro para a distribuição de água à população. O Jornal da Manhã noticiou o casso em primeira mão na terça-feira (18).
Em nota enviada à imprensa, a autarquia informou que atuava para solucionar a redução de captação de água para a comunidade e a expectativa é que a situação seja normalizada de forma gradativa ao longo desta quinta-feira (20). Contudo, pondera que as chuvas podem atrapalhar o cronograma.
Em vídeo enviado à reportagem do Jornal da Manhã, morador do bairro rural de Uberaba relatou que a unidade de saúde estava sem água na manhã de terça-feira (19).
“Estamos garantindo hoje o abastecimento por caminhão-pipa para a escola e unidade de saúde. A nossa expectativa é que as ETAs voltem a tratar água até o fim do dia. Estamos a poucos meses de resolver de vez esta dependência de captação de água das minas. As obras de perfuração do Poço Profundo Tubular estão avançadas e inclusive hoje (19) faremos o teste de vazão dele. As duas estações serão desativadas assim que o poço começar a funcionar, o que está previsto para o mês de agosto”, explicou Rui Ramos, presidente da Codau, na manhã de ontem.
Ponte Alta está com problemas no abastecimento desde domingo, segundo relatos feitos ao JM. Em alguns lugares é registrada a falta e em outros, água suja. Segundo a Codau, a captação de água do bairro é feita em minas que foram prejudicadas durante a tempestade no final de semana.
Ainda de acordo com a Codau, a chuva da madrugada de ontem voltou a carregar galhos, folhas e barro para as tubulações que levam a água até as Estações de Tratamento de Água e por isso o tratamento foi interrompido mais uma vez. O presidente Rui Ramos pontuou que, até a normalização, a Codau garantiria o abastecimento somente da escola e da unidade de saúde por caminhão-pipa.
O vereador Tulio Micheli, após ser acionado por moradores, acionou o presidente da Codau e solicitou que caminhão-pipa fosse enviado para também fornecer água a moradores.
Em nota enviada à imprensa, a Codau afirma ter conhecimento de que “muitas casas do bairro rural não possuem caixa d’água. Assim, a água do caminhão-pipa foi distribuída em baldes e outros vasilhames, com o intuito de atender emergencialmente as famílias. O próprio vereador e mais quatro funcionários da Codau realizaram a distribuição de 32 mil litros de água.