AUMENTO DE 0%

Trabalhadores da Codau também não terão reajuste salarial e nem do tíquete

Gisele Barcelos
Publicado em 01/04/2025 às 16:20Atualizado em 01/04/2025 às 21:29
Compartilhar

Assim como o funcionalismo da Prefeitura, trabalhadores da Codau não terão reajuste salarial e aumento do tíquete-alimentação este ano. A categoria pleiteava 10% de incremento nos salários e acréscimo de 15% no tíquete, mas os pedidos foram negados em reunião realizada ontem.

Segundo o presidente do Sindae (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto), Adelair Donizete Ribeiro, não houve sequer perspectiva de uma segunda rodada de negociação para tentar viabilizar ao menos a recomposição da inflação.

No entanto, o sindicalista informou que apresentou contraproposta para redução da carga horária dos trabalhadores da Codau e aguarda resposta do governo sobre a demanda. “Devido ao plano de carreira, passamos a ter jornada de 8 horas, sendo 40 horas por semana. Colocamos na mesa a volta para o regime de 30 horas semanais e um acordo para ficarmos dois anos sem aumento”, acrescentou.

O líder sindical Ribeiro salientou que o resultado da reunião será apresentado à categoria em assembleia e a deflagração de greve será colocada em pauta para apreciação dos servidores da Codau. A data da reunião ainda não foi confirmada.

Em nota, a Administração Municipal justificou que o Comitê de Gestão Eficiente apontou inviabilidade orçamentária e financeira para atender ao pedido de reajuste da categoria.

No texto, o secretário municipal de Fazenda, Roberto Tosto, ainda argumentou que a negativa de reajuste se deu após a análise detalhada do caixa. “Esta não é uma decisão do presidente da Codau, Rui Ramos, e nem da prefeita Elisa Araújo, mas do Comitê. É o resultado de um estudo. Infelizmente, nós também estamos frustrados por ter que dar essa notícia, mas precisamos manter o equilíbrio nas contas municipais para que os serviços públicos continuem”, declarou.

O Executivo também negou reajuste salarial e aumento no tíquete-alimentação para o funcionalismo geral da Prefeitura. Apenas os educadores conseguiram assegurar a aplicação nos vencimentos do índice de 6,27% referente à revisão do piso nacional do magistério, anunciado pelo governo federal no início do ano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por