Secretário disse que as câmeras estão passando por revisão e o número será ampliado, intensificando a fiscalização no trânsito (Foto/Arquivo)
A chegada de novas câmeras para o programa Uberaba Segura, antigo Cidade Vigiada, vai intensificar a fiscalização no trânsito de Uberaba, de acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Roberto Benigno. Ele concedeu entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM.
Segundo Benigno, atualmente, 108 das 120 câmeras que integram o programa estão em funcionamento. As outras 12, que estavam estragadas, estão passando por reparo e devem entrar em funcionamento nos próximos 30 dias. Ele disse ainda que mais 55 serão implantadas.
Todo o sistema de monitoramento estará ligado ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
“As novas câmeras serão instaladas para monitoramento de trânsito nos cruzamentos com maior número de acidentes, vias com maior movimento, corredores do BRT, da avenida Leopoldino de Oliveira e avenida da Saudade, em que o uso da faixa não é compartilhado”, ressaltou o secretário.
Roberto Benigno esclareceu que as câmeras de monitoramento de trânsito não aferem velocidade dos veículos. “Vão flagrar avanço de sinal vermelho, nos semáforos. Mas temos preparado para o próximo ano a inserção de equipamentos para fiscalização eletrônica. Já está em estudo, uma vez que a implantação depende desse estudo para justificar a implantação em determinado local. Somente ao final desse processo, teremos condições de determinar quantos aparelhos serão instalados”, justificou o secretário.
Ele disse que a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025, que será encaminhada à Câmara Municipal de Vereadores, terá previsão orçamentária para a implantação da fiscalização eletrônica de velocidade.
Sobre a falta de agentes para fiscalização de trânsito, por parte da Secretaria Municipal de Defesa Social, Benigno reconheceu que o efetivo é pequeno e dificulta esta ação, mas que, para 2025, há previsão de concurso público para contratação desses servidores.