POLÍTICA

Confira os mitos ou verdades sobre as eleições 2022

Rafaella Massa
Publicado em 30/09/2022 às 20:20Atualizado em 16/12/2022 às 00:32
Compartilhar

Neste domingo (2), brasileiros voltam a encarar as urnas na votação que decidirá o novo presidente do País, bem como governadores, senadores e deputados. Por isso, é preciso ficar atento, checar as informações recebidas e confirmar a veracidade dos fatos.

Em entrevista à Rádio JM, nesta sexta-feira (30), o Chefe da 347ª Zona Eleitoral, Alexandre Petermann, repassou as informações que são fatos e as que não procedem, durante o programa Pingo do J.

Segundo Alexandre, não procede que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá proibir os mesários de usar roupa X ou eleitores de usar roupa Y. “O que a gente pede é que os mesários usem roupas mais discretas e evitem qualquer tipo de conflito no dia da eleição”, conta.

Petermann reforça que não há nenhuma informação no sentido de um boicote, referindo-se a possibilidade do aumento no número de mesários em 2022 estar ligado ao direcionamento de correntes partidárias. O chefe do cartório ainda lembra que os mesários são treinados e direcionados em relação ao trabalho a ser executado no dia 2 e que podem responder judicialmente caso fujam do comportamento correto. "Se eles fizerem o comportamento de forma errada e de forma intencional eles podem responder por essas irregularidades", afirma.

Alexandre ainda explicou sobre a novidade no tempo de votação. Agora, o eleitor poderá conferir o candidato em que está votando antes de apertar confirma pela primeira vez. Essa mudança aconteceu pois alguns leitores reclamaram sobre a rapidez com que o voto era confirmado, sem ter a possibilidade de revisar o candidato em que estavam elegendo. "Muitos eleitores reclamavam que não viam o candidato na urna. Porque muito apressados, na hora do voto, colocavam o número e apertavam o confirma rapidamente. Daí, muito rapidamente aparecia a imagem do candidato também", explica.

Portanto, a partir do preenchimento dos números, a urna irá pedir ao eleitor durante um segundo para conferir o voto e, após esse um segundo, ela irá habilitar a tecla confirma. Petermann esclarece que o boato de que o voto seria anulado caso o eleitor apertasse "confirma" durante esse segundo é falso. "Se o eleitor apertar 'confirma' no momento em que a urna pede para revisar o voto, não acontece nada, porque nesse 1 segundo a tecla não está habilitada", diz.

O chefe do Cartório Eleitoral ainda reforçou que há urnas o suficiente para emergências, caso alguma urna apresente problemas. As eleições de 2022 contam com uma equipe de 4 mil pessoas atuando para que a votação ocorra com ordem e pacificidade.

Lembrando que é possível consultar o local de votação através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no WhatsApp do TSE ou por aplicativos da Justiça Eleitoral, como o e-Título. No site do TSE, o eleitor deve informar o número do CPF ou do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe. O resultado indicará os números da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação. A mesma busca também pode ser feita nos sites dos tribunais regionais eleitorais.

O voto é obrigatório para pessoas com idade entre 18 e 69 anos. É facultativo apenas para pessoas analfabetas, jovens 16 e 17 anos e para quem tem mais de 70 anos. Mas, antes de ir votar, é preciso ficar atento a algumas regras.

O uso do celular, por exemplo, está proibido dentro da sala de votação. O título de eleitor não é exigido na sala de votação, somente o documento de identidade. Mas atençã a pessoa tem que saber a seção eleitoral, que é o local onde vai exercer o direito de voto.

Quem não tirou o título de eleitor ou não regularizou a condição até o dia 4 de maio, data do fechamento do cadastro eleitoral, não poderá participar das eleições deste ano.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por