
(Foto/Divulgação)
O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) aprovou por unanimidade o Licenciamento Ambiental Concomitante (LAC 1) para a instalação da Geomit, nova empresa que será implantada em área anexa à Usina Vale do Tijuco, em Uberaba. A Geomit foi anunciada em abril, durante a 8ª Abertura da Safra Mineira de Cana-de-Açúcar e Etanol, e será responsável pela distribuição de gás biometano produzido a partir de resíduos da cana-de-açúcar e do agronegócio. O investimento previsto é de, aproximadamente, R$200 milhões.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), o processo de licenciamento reúne, em formato totalmente digital, as licenças Prévia, de Instalação e de Operação, o que garante mais agilidade e transparência em comparação a procedimentos aplicados em outras regiões do país.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Edno Cesar da Silveira, o processo de licenciamento levou de 30 a 40 dias após o protocolo feito pelos empreendedores. “Uberaba se destaca na condução de processos ambientais. O que poderia levar dois ou três anos em esfera estadual, aqui conseguimos licenciar, quando todas as exigências são cumpridas, em cerca de 40 dias. Assim, o empreendedor já pode iniciar as obras e implantar uma indústria tão importante para o município”, afirmou.
A expectativa é que a instalação da estrutura comece em 2026, gerando cerca de 200 empregos diretos e indiretos durante a fase de construção. Na etapa operacional, estão previstos aproximadamente 60 postos de trabalho. O projeto tem como objetivo fornecer gás natural competitivo e de baixo carbono para indústrias e para o setor de transportes, contribuindo para a transição energética, para a redução de emissões de gases de efeito estufa e para o fortalecimento da matriz energética de Minas Gerais.
Além do licenciamento da Geomit, o Comam analisou e aprovou outros cinco processos ambientais e de intervenção na última reunião de 2025. O colegiado também validou o calendário de reuniões para 2026. O Conselho se reúne mensalmente para avaliar projetos de impacto ambiental e assegurar que todo o trâmite seja conduzido com responsabilidade e transparência.
A Geomit foi criada em 2024. A empresa é resultado de uma joint venture entre a Mitsui Gás e Energia do Brasil e a Geo Biogás & Carbon, unindo a expertise da Mitsui em infraestrutura de distribuição — com atuação em 13 concessionárias — às tecnologias da Geo para conversão de resíduos agroindustriais em biometano.