Em visita a Uberaba ontem, o cônsul da Argentina busca parcerias para desenvolver políticas públicas de educação
Cônsul da Argentina, Ramon Vilagra Delgado quer ampliar intercâmbio com o Brasil. Em visita a Uberaba ontem, ele busca parcerias para desenvolver políticas públicas de educação e segurança, bem como estreitar relações comerciais, de turismo e acadêmicas entre os dois países sul-americanos.
De acordo com Ramon, a viagem é justamente para fomentar o intercâmbio comercial, que já vem crescendo bastante entre Minas Gerais e a Argentina. Além disso, o cônsul acredita que os dois países precisam afinar os projetos de turismo, pois a maioria dos visitantes que chegam à Argentina é formada por brasileiros e vice-versa. Segundo ele, o turismo argentino avançou nos últimos anos e as experiências poderiam contribuir ao setor nacional.
Em entrevista à Ràdio JM, o cônsul destaca também que vincular universidades e centros de estudo é prioridade da viagem. A medida favorecerá tanto o intercâmbio de alunos e professores quanto a realização de pesquisas conjuntas entre os dois países do Mercosul.
Quanto à aliança, Ramon entende que a integração sul-americana e até latino-americana passa necessariamente pela união de Brasil e Argentina. Para o cônsul, os dois têm proximidade geográfica e histórias similares, o que simplifica o processo de cooperação. “Temos que nos aproximar mais. Por isso, o conhecimento recíproco de nossa cultura e nossas histórias é importante. Aí são fundamentais a universidade e a imprensa”, pondera, e descarta rixas por causa do futebol: “Não tem argentino que gosta de bom futebol e não goste da seleção brasileira. Nem brasileiros que goste do bom futebol e não goste do time argentino. É uma anedota”.