Além disso, será o início do período para nomeação dos membros das mesas receptoras (mesários) para o primeiro e também para um eventual segundo turno
A partir da próxima quinta-feira (10) até 30 de junho, os partidos políticos poderão iniciar as convenções, conforme determina o calendário eleitoral para as eleições de 2010.
As convenções partidárias têm como objetivo deliberar sobre coligações e escolher candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, estadual ou distrital.
Dependendo do dia em que os partidos políticos ou coligações escolherem seus candidatos, é proibido às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção.
Também a partir do dia 10, os assuntos eleitorais terão prioridade para a participação do Ministério Público e dos juízes de todas as justiças e instâncias, com exceção dos processos de habeas corpus e mandado de segurança.
Além disso, será o início do período para nomeação dos membros das mesas receptoras (mesários) para o primeiro e também para um eventual segundo turno. Já a partir do dia 11 de junho, cada partido político deve comunicar à Justiça Eleitoral o limite de gastos de campanha fixado para os cargos em disputa.
Quanto aos mesários que vão trabalhar nas eleições o número ainda não foi divulgado. São quatro pessoas por seção, fora aquelas que trabalham em outras funções, todos convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral.