(Foto/Divulgação)
Câmara Municipal de Uberaba (CMU) aprovou o Projeto de Lei (PL) 153/2025, que institui no município o Dia do Teatro, para ser comemorado em 19 de setembro.
Autora da iniciativa, a vereadora Rochelle Gutierrez (PDT) justificou que, por meio da linguagem e da representação, o teatro permite experimentar outras realidades. Que essa é uma característica bem marcante das artes cênicas.
“No teatro observamos os outros e, a partir dessa experiência, nos conhecemos a nós mesmos. O teatro proporciona esses benefícios para o ser humano. Entre eles estão: estímulo ao autoconhecimento; aumento da autoestima; favorecimento da interação entre outras pessoas; elevação no interesse pela literatura; estímulo da criatividade; aumento do senso de responsabilidade e muito mais”, ressaltou.
Rochelle destacou que a criação da data é importante, uma vez que o teatro inspira muitas pessoas e contribui para uma melhor comunicação, resolução de problemas no trabalho ou na vida pessoal. Ela disse ainda que as artes cênicas são responsáveis por trazer mais clareza sobre o que vivenciamos no dia a dia.
“O Dia do Teatro é uma ferramenta pública transformadora diante da necessidade de valorização das artes cênicas. Dessa maneira, o teatro forma pessoas mais sensíveis, respeitosas, além de colaborar bastante com a formação de pessoas com uma visão mais inteligente sobre tudo”, disse Rochelle.
A pedetista afirmou que o teatro é uma atividade que fomenta a economia, com a contratação de artistas da área para participação em eventos realizados na cidade. “O Dia do Teatro, comemorado anualmente, será um marco para que o cenário teatral municipal seja fortalecido”, concluiu.