Lideranças de Uberaba consideraram o embate vazio entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra até agora
Debate entre presidenciáveis não agrada formadores de opinião. Lideranças de Uberaba consideraram o embate vazio entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra até agora. A principal crítica é a falta de discussão das propostas de governo. A troca de acusações dominou a maior parte do conteúdo. O último enfrentamento será sexta-feira (29), na Rede Globo.
Para o publicitário José Renato Gomes, especialista em marketing político, a atuação dos dois candidatos não surpreendeu. Dilma tentou colar a impopularidade do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso à imagem de Serra, enquanto o tucano relembra os escândalos relacionados à Casa Civil e Erenice Guerra. Ele salienta que a denúncia de caixa dois no PSDB envolvendo o ex-diretor da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), Paulo Preto, deu munição aos petistas e ofuscou ainda mais a discussão de propostas.
Gomes critica os candidatos por fugir dos assuntos colocados. Segundo ele, tanto Dilma quanto Serra não responderam às perguntas formuladas e aproveitaram o espaço para falar do que queriam. “O conteúdo dos debates está repetitivo. Não serviu para nada. De programas de governo num tem nada. Infelizmente, é algo chato de assistir porque só estão falando assuntos para desgastar o adversário e tirar votos”, lamenta, mesmo assim, ele considera o tucano vencedor do último embate por causa da maior desenvoltura frente às câmeras e fluência do discurso.
Também desanimado com a situação, o advogado Guido Bilharinho afirma que não acompanhou o último debate na Record. Ele avalia que as campanhas foram desviadas para o terreno pessoal e estão pouco esclarecedoras. De acordo com Guido, o formato dificulta a explanação dos projetos porque o tempo é curto, mas também existe falta de vontade dos candidatos. “A campanha se desvirtuou. Para mim, o responsável é quem está perdendo. O candidato inferior nas pesquisas desde o 1º turno”, declara, afirmando que a postura acusadora adotada por Dilma é apenas uma tática de defesa.