(Foto/Divulgação)
O governo municipal decidiu abrir o “saco de bondades” no mês de agosto. Após anunciar a antecipação da primeira parcela do 13º salário para os servidores municipais, em setembro, a prefeita Elisa Araújo (PSD) assinou o decreto que assegura a progressão e a promoção na carreira dos guardas civis municipais.
A progressão corresponde ao avanço dentro da mesma classe, passando de um nível para outro, enquanto a promoção representa a ascensão a uma classe superior, que exige requisitos mais rigorosos, como a comprovação de escolaridade adicional.
A assinatura ocorreu durante a solenidade em comemoração aos 25 anos da Guarda Civil Municipal (GCM). “Os pagamentos terão início a partir de outubro, junto com os das demais carreiras do município, que também receberão esses direitos, merecidos e legítimos”, afirmou a chefe do Executivo.
A Guarda Civil Municipal de Uberaba foi criada em agosto de 2000. Inicialmente chamada de Guarda Municipal, a corporação teve seu nome alterado para Guarda Civil Municipal em novembro de 2021, após aprovação de um projeto de lei que visava fortalecer o trabalho dos guardas.
A GCM tem como objetivo principal a segurança dos bens, instalações e serviços do município, além de exercer o poder de polícia de trânsito em âmbito municipal.
A corporação tem passado por modernizações, incluindo a aquisição de armamento e a criação de unidades especializadas como a Patrulha Maria da Penha e a Ronda Ostensiva Municipal de Uberaba (Romu).
Durante solenidade dos 25 anos da GCM, Elisa agradeceu aos guardas e às forças de segurança municipais: “Vocês fazem de Uberaba uma das dez cidades mais seguras do Brasil, a quinta mais segura do estado de Minas Gerais. Nos últimos 11 anos, conseguimos reduzir em mais de 79% os índices de criminalidade na nossa cidade”.
O evento contou com homenagens por meio da entrega de medalhas institucionais e broches comemorativos. Entre os homenageados, o vice-presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), ex-ministro da Agricultura e Pecuária, ex-deputado e ex-prefeito Marcos Montes, responsável pela sanção da lei que criou a Guarda Civil Municipal de Uberaba.