NOVO NOME

Zema empossa ex-ministro de Temer na Secretaria de Educação de Minas

Marconi Lima
Publicado em 07/08/2025 às 21:41
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Governador Romeu Zema (Novo) empossou, durante solenidade realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, Rossieli Soares como secretário de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Ele assume o cargo anteriormente ocupado por Igor de Alvarenga.

Zema lembrou o trabalho que vem sendo feito pela sua gestão para promover a melhoria do ensino no estado e reforçou o desejo de continuar com as ações que vêm transformando a educação mineira. Com grande experiência em desenvolver políticas públicas na área de educação pelo país, o novo secretário chega a Minas Gerais com a expectativa de continuar o trabalho, garantindo a qualidade das escolas na promoção do crescimento dos estudantes. 

O novo secretário de Educação de Minas tem 46 anos, é graduado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e com mestrado em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em 2016, assumiu a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e chefiou a pasta em 2018, período em que liderou importantes avanços em políticas nacionais de alfabetização, currículo e avaliação, além de estreitar o diálogo com estados e municípios na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Ele também foi secretário de Educação do Amazonas, de 2012 a 2016, onde ampliou o tempo integral para o interior e implantou a primeira escola pública bilíngue português-japonês do país.

Rossieli Soares comandou a Secretaria de Educação de São Paulo entre 2019 e 2022, onde liderou a reabertura das escolas durante a pandemia e comandou a maior expansão da história do ensino integral na rede estadual. Em 2019, São Paulo obteve o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil para os anos finais do Ensino Fundamental, além do maior crescimento da história paulista no Ensino Médio, da entrega de 209 creches e do repasse de R$3 bilhões a mais de cinco mil escolas, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola Paulista.
O Pará, estado em que foi secretário de Educação de 2023 a 2025, alcançou o maior crescimento já registrado no Brasil do Ideb, saltando da 26ª para a 6ª posição no Ensino Médio. Soares implementou o Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), que destinou mais de R$190 milhões diretamente às escolas, e criou o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb).

A experiência de Rossieli Soares na área inclui ainda o cargo de conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) e a vice-presidência do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por