POLÍTICA

Denúncia contra empresa fornecedora do kit escolar deixa Prefeitura em alerta

Gisele Barcelos
Publicado em 24/09/2022 às 16:42Atualizado em 17/12/2022 às 18:37
Compartilhar

Prefeita Elisa Araújo diz que a denúncia gera preocupação e faz aumentar a atenção, mas não tem condições de barrar a licitação por não haver condenação contra a empresa (Foto/Jairo Chagas)

Denúncia contra empresa vencedora da licitação do kit escolar traz preocupação, segundo a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade). A chefe do Executivo afirma que o município está atento e acompanhando o caso para evitar possíveis desgastes no fornecimento do material, mas não tem condições de barrar a empresa porque não houve condenação.

As dúvidas sobre a empresa surgiram porque o proprietário da FGL Rodrigues estava sendo investigado por suspeita de fraudes em licitações para fornecimento de material escolar em várias cidades do interior de São Paulo. Ele está entre os 14 acusados pelo Ministério Público paulista de participar em esquema de cartel para vencer processos licitatórios em várias regiões do Estado. O grupo é denunciado, inclusive, por corromper servidores públicos para a inserção de cláusulas nos editais de licitação direcionando a contratação.

Apesar das acusações, a prefeita ressaltou que ainda não ocorreu uma condenação na Justiça. Desta forma, ele salientou que o município não pode se precipitar e impedir uma empresa de participar da licitação local sem que haja a decisão transitada em julgado. “A gente não pode fazer muita coisa. Ficamos um pouco amarrados [...] Se nós fizermos algo que não esteja dentro da legalidade, podemos sofrer sanções jurídicas a respeito”, disse.

No entanto, Elisa posicionou que a Prefeitura está com atenção redobrada e monitorando o caso para evitar complicações no fornecimento do material escolar para os alunos da rede municipal em Uberaba. “Os apontamentos feitos são preocupantes. Isso faz a gente se movimentar para tomarmos muito cuidado na hora de contratarmos uma empresa, que possivelmente possa ter desgaste com uma eventual condenação futura”, acrescentou.

Por outro lado, a prefeita manifestou que não há qualquer indício de anormalidade no processo licitatório para a compra dos kits escolares e, até o momento, não suspeita quanto à conduta dos servidores que coordenaram o certame. “Ao que tudo indica, ninguém teria participado de nada de natureza ilícita. São servidores de muita responsabilidade, inclusive de carreira [...] Se algo irregular aconteceu em outro município, tem que ser apurado. Nada aponta isso no município. Aqui a gente cumpriu todos os tramites legais”, finalizou.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por