O deputado estadual Noraldino Júnior (PSB) deve ser o novo líder de um dos blocos da base do governo Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A liderança do “Avança Minas”, que reúne 22 parlamentares, está vaga desde a recriação do bloco, esta semana.
O nome do parlamentar do PSB vem ganhando força nos bastidores políticos. Extraoficialmente, o presidente da ALMG, Tadeu Leite (MDB), já teria comunicado a deputados do “Avança Minas” que Noraldino deve assumir a liderança do grupo para o biênio 2025-2026.
Desde o início da legislatura, em 2023, o deputado do PSB pleiteava uma liderança. Há dois anos, o deputado trabalhou pela indicação para a liderança da maioria na Assembleia. Entretanto, o então secretário de Governo, Igor Eto (Novo), bancou o deputado Carlos Henrique (Republicanos), que ficou à frente do posto até a última segunda.
O “Avança Minas” foi recriado após a saída do PL da base do governo Zema. Como o desembarque do partido fez a coalizão perder o status de bloco, um rearranjo da ALMG moveu para o grupo dois partidos (Avante e o Republicanos) que integravam o outro bloco da base do governador.
Confirmada a indicação de Noraldino, apenas ficará vaga a liderança da maioria na Assembleia. O deputado Cássio Soares (PSD) foi reconduzido para a liderança do “Minas em frente”, que também pertence à base do governo Zema.